Instituto SEB

Google I/O Extended 19

07/05/2019 Em Ribeirão Preto já é um dos maiores eventos Extended da América Latina.

Hoje foi dia de receber o Google I/O Extended 19 aqui no Instituto SEB!

Dia de casa cheia, palestras e transmissão ao vivo das principais novidades do Google para esse ano. Por falar em novidades, nós ficamos animadíssimos com as boas novas que o Google apresentou, em especial, aquelas que tendem a melhorar a vida das pessoas!

Fizemos um resumão pra você não ficar por fora:


GOOGLE LENS e REALIDADE AUMENTADA:

Realidade Aumentada diretamente na busca do Google através do Google Lens, incluindo interação com objetos 3D.

Tradução de placas de sinalização e demais conteúdos diretamente na câmera do Google Lens para o idioma de sua escolha, incluindo a leitura do mesmo em voz alta! (Ponto positivo para esse recurso que irá mudar a vida de milhares de pessoas que não sabem ler! O recurso chegará primeiro no Google Go, o app é voltado a aparelhos mais básicos, que custam menos de US$ 50 - acessibilidade já!)

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL:

O Duplex, IA anunciada no I/0 18 foi citado novamente, dessa vez também para web.
Atualizações no Assiste do Google incluem comandos sequenciais sem que você precise dizer um novo "Hey, Google”, além de poder entender melhor referências pessoais como "qual o trajeto para a casa da mãe?" (Assustador, mas prático, não é mesmo?!)

Na hora de dirigir, o Driving Mode do Assistente vai resolver praticamente tudo por meio de comandos de voz enquanto você dirige!

ACESSIBILIDADE É FOCO DAS AÇÕES:

Outra grande novidade é o app Live Relay. Com ele, surdos e mudos (ou quem possui dificuldade na fala) poderão se comunicar por ligação. O app transcreve as mensagens faladas, e lê em voz alta as escritas! Além disso, o Google disse estar explorando a tradução em tempo real no recurso! (Hora de quebrar as barreiras que a língua impõe, mesmo para aqueles com deficiência de fala ou audição). Porém, o recurso ainda está em fase de pesquisa, e a Google não deu uma previsão de quando ele será lançado oficialmente.

Já o Project Euphonia vai ajudar as pessoas que vivem com problema na fala causados por condições neurológicas, como AVC, ELA, esclerose múltipla, lesões cerebrais traumáticas e Parkinson, a se comunicar verbalmente. Através da IA (empregada para compreender diversos padrões de fala), o app entende o que a pessoa está querendo dizer e faz a transcrição em tempo real.

Outro recurso voltada para a acessibilidade é o Live Caption (que virá com o Android Q). Nele, ao assistir um vídeo por exemplo, o usuário terá acesso a legendas em tempo real, geradas automaticamente com um único toque na tela. O mesmo funcionará com podcasts e mensagens de áudio para qualquer app instalado.

Além disso, com o aguardado Pixel 3a e 3a XL, os usuários terão uma prévia do Google Maps com realidade aumentada, onde o usuário poderá ver as rotas sobrepostas ao cenário real, o que ajudará ainda mais as pessoas a se localizarem nas cidades.

As novidades do Google devem ser lançadas oficialmente até o fim do ano.

Se você perdeu a live e quiser assistir, segue o link: https://www.youtube.com/watch?v=TQSaPsKHPqs

Galeria de fotos

Últimas novidades

Veja todas

Acompanhe este movimento em prol da educação

Assine nossa newsletter.