Instituto SEB

Palestras, Workshop, feira de produtores locais e muito mais.

19/03/2019 Confira a programação completa nos dias 22, 23 E 24 de março.

Exposição Materioteca

O que é Materioteca?

Uma experiência educativa sobre a formação dos materiais sustentáveis, provenientes das mais diversas matérias primas de origem sintética, fóssil, mineral ou residual.

A mostra traz mais de 40 produtos catalogados de acordo com indicadores que auxiliam nas tomadas de decisão a partir de sua origem (natural, sintética ou residual) e de seus impactos socioambientais e econômicos.

Dia 22/03 ABERTURA DA EXPOSIÇÃO MATERIOTECA

19h – Cerimônia de Abertura.

20h – Palestra “Sustentabilidade, inovação e materiais sustentáveis” com Carol Piccin
LOCAL: Anfiteatro

SOBRE A PALESTRA: A palestra ressalta a importância da Economia Circular e seus impactos. Aborda a relação entre Matérias-Primas e projetos de Design e Arquitetura, mostrando como escolhas podem transformar significativamente o ecossistema. Também demonstrando os benefícios de um projeto consciente e seus efeitos sobre a saúde humana e do planeta.

CONHEÇA A PALESTRANTE:
Carol Piccin, advogada com especialização em Gestão Ambiental (USP) e MBA em Gestão da Sustentabilidade Empresarial (FGV), atua há mais de 15 anos na administração de projetos com foco em reduzir impactos ambientais. Criou a Materioteca, um catálogo de materiais e tecnologias sustentáveis. É diretora da MateriaLAB, empresa que utiliza o tripé pesquisa/tecnologia/design para auxiliar as marcas a desenvolverem projetos sustentáveis.

Dia 23/03 

9h – Palestra “Natureza da Forma - Forma da natureza” com Marko Brajovic
LOCAL: Anfiteatro

SOBRE A PALESTRA: Inspirado pela Natureza, começando com pesquisas sobre uso de materiais e estruturas não convencionais (bambu, papelão etc.), a palestra apresenta o processo criativo e a inovação enquanto linguagem e tecnologia de uso de materiais às vezes ordinários em resultados extraordinários.

CONHEÇA O PALESTRANTE: 
Marko Brajovic formou-se na Universidade de Arquitetura de Veneza, Mestre pela Universidade de Barcelona e Doutorando em Arquitetura Genética na ESARQ–UIC de Barcelona, Espanha. Chegou no Brasil a convite do IED, Instituto Europeu de Design. 

10h15 – Mesa de debate com participação especial Marko Brajovic e Mana Bernardes com a mediadora Carol Piccin.

14h30 – Palestra: “Sustentabilidades no plural do protagonismo” com Mana Bernardes.
LOCAL: Anfiteatro

SOBRE A PALESTRA: A palestra busca desmistificar a sustentabilidade. Apresentando esse conceito por meio de uma narrativa pessoal, em primeira pessoa, baseada na sua experiência de um caminho plural.

CONHEÇA A PALESTRANTE: 
Mana Bernardes, é poeta, designer, artista plástica e atua em projetos de desenvolvimento humano. Sua linha de joias feitas com materiais do cotidiano circula em lojas de museus como MoMA, MAD, MAM, MAR e Inhotim. Possui uma obra fixa no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro e assina uma linha de objetos na loja TokStok.

16h – Workshop: “É possível inovar para uma economia regenerativa?”
LOCAL: Estúdio 2

Reflexão sobre o caminho que os materiais percorrem e seu impacto. Do que são feitos os materiais? De onde eles vêm? Qual o recurso natural que está ali escondido? O workshop aponta um estudo das possibilidades de uso destes materiais e sua aplicação através da criatividade.

17h30 – Show e Happy Hour para networking
LOCAL:
 Praça Central

 Dia 24/03 

13h – Feira do Coletivo edição especial: “Sustentabilidade”
LOCAL: Praça Central
Evento itinerante que valoriza e fortalece a conexão entre pessoas, espaços e marcas autorais. Apoia a economia local, o pequeno empreendedor e o produtor autoral/artesanal.

16h – Cine Debate: Tomorrow (2015)
LOCAL:  Sala Projeto NAU
Documentário francês dirigido por Cyril Dion e Mélanie Laurent. Diante de um futuro com grandes motivos de preocupação, o filme tem a distinção de não ceder ao catastrofismo. Com uma linguagem otimista, identifica iniciativas que se comprovaram em dez países em todo o mundo: exemplos concretos de soluções para os desafios ambientais e sociais do século XXI, seja agricultura, energia, economia, educação e governança. Ganhou o Prêmio César (2016) de Melhor Filme Documentário e foi distribuído em 27 países.

O evento será na A Fábrica sede do Instituto SEB.
Rua Mariana Junqueira, 33, Centro - Ribeirão Preto.

Últimas novidades

Veja todas

Acompanhe este movimento em prol da educação

Assine nossa newsletter.